sábado, 13 de junho de 2009

Aos Professores e não só ...

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

Em verdade vos digo:
- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
-Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles…

Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?

André disse:
- Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se:
- O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou:
- Cala-te queixinhas!

Filipe lamentou-se:
- Esqueci-me do papiro-diário.

Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?

Judas Iscariotes exclamou: (Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre)
- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou:
- Podemos ao menos usar o ábaco ?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada… ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva! …

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos…

1 comentário:

  1. Anónimo15.6.09

    Jesus pediu a reforma anticipada depois de 33 anos de serviço (melhor dizendo)!
    - Eram 12 apóstulos muito desassossegados, desatentos e barafusteiros.
    - 2 fariseus, fiscais do regime de avaliação.
    - E a multidão que nada tinha a dizer, senão escutar, aprender e fazer das suas palavras actos!
    E ainda se queixam de turmas grandes?
    (12 + 2 + multidão = a multidão e catorze)
    1 bom professor não planeia, Executa!
    O ensino o quando desceu... Só para mostrara trabalho feito!
    Eu ainda sou do tempo em que aprendia-se mesmo a lição e levava-se umas reguadas por:
    - Ler mal a lição,
    - Dar muitos erros no ditado,
    - Não fazer os deveres,
    - Não resolver os "problemas"
    - E "chumbava-se" (não se passava de classe sem saber).
    Nem Deus é a gosto de todos, quanto mais Jesus e agora os Professores?!
    Seja o que Deus quiser!
    Amem!
    MFCC

    ResponderEliminar