sábado, 21 de novembro de 2009

Aparencias iludem!

A porcaria de sociedade em que vivemos não nos transmite nada de valor. A geração dos meus pais (na casa do 50 anos) adquiriu valores morais que fazem daquela geração uma geração com gente genuína. O problema surge nas pessoas que nunca adquiriram valores e que conseguem influenciar outros com ideias estapafúrdias. Eu vivo numa sociedade que sempre me ensinou que ter um bom carro, uma boa casa e dinheiro na conta é que é bom nem que para isso as famílias passem fome. Mas possuir bens é ser mais do que os outros, é ter poder, é ser importante. Graças a Deus que o meu pai me ensinou a fugir disso tudo. Porque é que a maioria das pessoas em Portugal tem vergonha de ter uma casa com 30 anos? Porque é que tem vergonha de ter um carro com 10 anos? Não é muito melhor termos amigos que nos falam por aquilo que somos e não por aquilo que temos? Pois eu prefiro ter uma casa pequena cheia de amigos a jantarem comigo do que uma casa com três casas-de-banho, três quartos, um salão enorme e uma cozinha toda "xpto" mas vazia, sem ninguém e sem um único amigo a jantar comigo! Para quê viver das aparências? Para quê mostrarmos aos outros aquilo que não somos? Para quê tomarmos atitudes que só serão aprovadas pelos outros que nos rodeiam mesmo que essas atitudes nos prejudiquem? Para quê e porquê nos preocupamos com aquilo que os outros dizem? Para quê se privar de viver bem para vestir marcas ?

3 comentários:

  1. Concordo que os valores emocionais e intelectuais superam os materiais.. mas, não acho que seja geracional. TODOS os grandes ladrões (os apanhados e os ainda soltos) responsáveis pelas diferenças sociais que hoje vemos têm 50 anos para cima. Em todas as gerações há pessoas que pensam como tu, como o teu pai, como eu... e a única coisa que podemos fazer é sermos fieis a esses princípios, rodearmo-nos de outros assim, e educar os nossos filhos desse modo (como o teu pai, parabéns para ele...).

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11.12.09

    Os valores morais e éticos, são valores "demodé", mas, para mim são valores intemporais.
    Felizmente uso-os e educo os meus filhos dentro dos mesmos.
    Viver de 'aparências' é infelizmente, o "pão nosso de cada dia"!
    MFCC

    ResponderEliminar
  3. O problema é que hoje em dia toda a gente se preocupa mais em vestir bem, ser mais conhecido e 'comer' mais rapazes ou raparigas do que que fazer o que está ou não correcto . Hoje em dia faz-se porque A ou B também fizeram, logo, eu também posso fazer. Ninguem percebe que não se vai a lado nenhum pensando assim. Se assim fosse, tambem andaríamos aqui a matar judeus porque os nazis o fizeram . É a triste realidade da nossa geração

    ResponderEliminar