quarta-feira, 27 de maio de 2009

José Rodrigues dos Santos – A vida num Sopro

Há alturas em que sentimos necessidade de mudar os hábitos da nossa vida, ou simplesmente voltar aqueles que tínhamos mas que por uma ou outra razão deixamos de lado. Pois bem, foi exactamente isso que eu fiz! voltei a ser uma devoradora de livros ! A minha ultima aquisição foi " A vida num sopro " de José Rodrigues dos Santos.


Fala de Salazar que acabou de ascender ao poder e, com mão de ferro, vai impondo a ordem no país. Portugal muda de vida. As contas públicas são equilibradas, Beatriz Costa anima o Parque Mayer, a PVDE cala a oposição. Luís é um estudante idealista que se cruza no liceu de Bragança com os olhos cor de mel de Amélia. O amor entre os dois vai, porém, ser duramente posto à prova por três acontecimentos que os ultrapassam: a oposição da mãe da rapariga, um assassinato inesperado e a guerra civil de Espanha.
Através da história de uma paixão que desafia os valores tradicionais do Portugal conservador, este fascinante romance transporta-nos ao fogo dos anos em que se forjou o Estado Novo.
Com A vida num sopro, José Rodrigues dos Santos traz o grande romance de volta às letras portuguesas.
Sinceramente eu gostei, é um belo romance, diferente das últimas obras publicadas (de que também gostei muito), mais ao jeito de “A Filha do Capitão”.
No entanto, aquela cena no “curral dos porcos”, pareceu-me um bocadinho forçada (claro que tinha que arranjar enquadramento para a morte do “Tino”). Afinal o barulho era provocado pela cama, que diabo, o mais lógico seria descer apenas para o soalho, era o que faria o comum dos mortais, eu já o fiz…!
Outra situação um pouco estranha é a forma como a dado momento o “Francisco”, em pleno campo de batalha, com mortos por todo o lado, começa a falar pelos cotovelos, …ele que até era dado a poucos falas…! (e sabe-se que a guerra, a morte, torna os homens mais “silenciosos”…).
De qualquer modo, temos escritor, temos romancista… se dúvidas houvesse…!
Já estou à espera do próximo!

1 comentário:

  1. Anónimo28.5.09

    Este escritor português é 1 delicia!
    Lê-se e não se cansa...
    Já leram:
    "A Ilha das Trevas"?
    "A Filha do Capitão"?
    "Códex 362"?
    "A Formula de Deus"?
    "O Sétimo Selo"?
    Leiam!
    Temos aqui um Dan Brown à portuguesa
    Ah! Já tive o privilégio de ter ido às Carrachanas (em Rio Maior)!
    MFCC

    ResponderEliminar