quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mais orgulho"s" da nossa brejeirice linguistica...

"Xérovites"-def: subst. masc. que designa espécie de plástico branco( tipo de polistireno) que vem dentro das embalagens a acondicionar os produtos

"Selada" -def: subst. fem. que serve para designar mistura de verduras, geralmente fria, temperada com molhos ou azeite

" Engives/Engivas"-def:subs. fem. que designa a parte da carne rosada que cobre os dentes junto à mandíbula.

"Sôtor"- def:espécie de subst. que geralmente designa a profissão de médico, embora recentemente alargada a qualquer pessoa que use fato e gravata.

"Pipino"-def: subst. masc. de designa verdura da familia das curcubitáceas, comprido e de casca verde que se usa vulgarmente nas "seladas".

"Tázavere"- def:expressão que serve para questionar o interlocutor se este está a percebê-lo"Coiso"-def:..subst/verbo/adjc que define palavra/objecto/acção da qual a pessoa não sabe/não recorda o nome.

"Vorta/ Uorta"- def: subst. fem./nome de loja que vende electrodomésticos pertencente ao grupo Sonae.

Na Praia ...


Se há sítio onde dá para perceber a classe do povo é na praia.
Quando vemos um conjunto de pitas sentadas à beira do "calçadão" com a t-shirt arregaçada, presa no soutien, e a cueca fio dental de fora para apanhar sol no nalguedo, aí sim, percebemos que somos um povo refinado! Uma coisa que não deixa de me intrigar é o factor geleira. ( sim aquelas arcas azuis, tipo camping gás). Eu não tenho mas digo desde já que gostava de ter. Ali está um artigo que alimenta uma família inteira e parece não ter fundo. Parece-me um bom método para acabar com a fome no Mundo. Por outro lado fica justificada a escassez no 3º Mundo : já viram alguma geleira na Somália?
Nãooooooooo! Ora ai está.

Será que sou inculta ?!

No decorrer de mais um visionamento do fantástico programa "Quando o Telefone Toca" ( para quem não conhece é emitido por volta dass 5:00 da manhã quando a terra está quase a parar a sua rotação e tem como alvo 17 pessoas que telefonam para lá vezes sem conta a tentar adivinhar coisas tipo nomes de fruta e alimentos que servem para salada) Enfim, no decorrer desse programa cujo tema era "Cidades dos EUA" descobri que México,Iua e Elm Street são cidades americanas. Todas ditas pela mesma pessoa. Mais um caso claro de talento desperdiçado.Será que ninguém do instituto geográfico dá emprego a esta pessoa?? Claramente um caso para para as novas oportunidades.

Porque é que ...

cada vez que eu oiço um " É por isso que este país não vai pra frente!!!" a boca pertence a um imigrante?Se somos assim tão mauzinhos poderiam ter escolhido um cantinho melhor. Não?
Notinha: não sou xenófoba nem nada que se pareça. Só me custa um pedacinho ver constantemente pessoazinhas a cuspirem no prato onde continuam a comer. São conviccções, sei lá.