sábado, 20 de junho de 2009

Quando a Relação Acaba...

O fim de uma relação conjugal duradoura, quer se trate ou não de um casamento, acaba sempre por se tornar num acontecimento stressante e de certa forma traumático. Este tipo de acontecimento altera toda a dinâmica da nossa vida diária desde a tarefa mais simples que desempenhamos no dia a dia até aos acontecimentos mais relevantes e importantes para nós. Trata-se de um plano de vida a dois que chega ao fim. No qual ambos investiram e daí a sensação constante de fracasso. Independentemente dos motivos que levaram ao rompimento este não deixa de ser mais ou menos doloroso. O período que sucede ao término de uma relação de longa duração assemelha-se a um período de luto, mais ou menos doloroso, mais ou menos patológico consoante a personalidade de cada um dos elementos. Este tempo revela-se precioso na reconstrução da nossa identidade. Com o passar dos dias, dos meses, as mágoas e recordações menos boas dão lugar a novos sentimentos, mais positivos. Nesta fase é muito importante o apoio da família e do grupo de amigos sendo o isolamento um comportamento totalmente a evitar. Acaba também por ser bastante terapêutico a construção de novas amizades, a criação de novos hábitos de vida, diferentes dos que eram mantidos com o antigo companheiro (a). A criação de novos objectivos de vida, auto propor-se a novos desafios acabam por ser também bastante importantes para ultrapassar esta fase.
Quando percorridas todas as fases inerentes a uma separação, o importante é a aprendizagem que retiramos dos erros cometidos, as mágoas dão lugar apenas às boas lembranças, e sentimos que nos tornámos numa pessoa melhor. Nessa altura, estamos prontos para amar novamente.

P.S. Espero ter ajudado de alguma forma.

1 comentário:

  1. Anónimo23.6.09

    1 fim é sempre 1 fim!
    POde ser doloroso para uns...
    Alivio para outros...
    Mas, viver juntos para mostar ao mundo 1 vida que não temos ou vivemos?
    Isso nunca, doa a quem doer!
    Há sempre perdas, mas também há ganhos
    Fui uma destas "vitimas", sem luto, sem dor, mas sem nada (materialmente falando)!
    Parecia-me que tinha perdido, mas afinal GANHEI tudo, tenho o melhor da relação: Os meus filhos!
    Tenho FÉ, saúde, amigos, apoio, familia, emprego e sou lutadora... Que mais preciso eu para ser Feliz?
    Não tive medo de ficar ou estar só!
    É por isso que digo sempre que me fecharam 1 porta e abriram-me 1 portão!
    MFCC

    ResponderEliminar