segunda-feira, 29 de junho de 2009

A razão do papel...

Há gente que tem muito papel e gente que nem por isso, mas é certo e sabido que todos nós temos um papel. Nem sempre é o mesmo papel, dado que ele muda de pessoa para pessoa ou mesmo de ocasião para ocasião. Os políticos por exemplo têm um papelão, e à custa disso os contribuintes têm um papel de embrulho, estando sempre envolvidos numa grandessissima embrulhada.
O Governo desta novela mexicana pretende ter um papel higiénico, predispondo-se a limpar muita merda mas sujando-se muito rapidamente ao primeiro contacto com esta. Acabam por ter apenas um papel de parede.
Os nossos queridos e produtivos funcionários públicos alternam entre um papel vegetal (daqueles vegetais sem cadeira de rodas) e um papel pardo (daquele de enrolar chouriços), quando não estão a fazer o costumeiro papel de parvos. Alguns milhares deles preparam-se para brevemente terem um papel reciclado (normalmente um tipo de papel mais caro que o papel normal).
Os nossos jornalistas, como não podia deixar de ser, têm um papel de jornal, sendo bastante úteis em épocas do ano mais frias, para embrulhar castanhas e outro tipo de frutos secos.
O nosso jet seis esforça-se por ter um papel couché: não só porque é fino ter um papel com um nome francês, mas porque couché fica a meio caminho entre coucher e couchon, e eles sentem-se em casa.
Há ainda quem tenha um papel químico pela impossibilidade genética e incapacidade intelectual de ter um papel que não seja uma quase fotocópia de outro.

1 comentário:

  1. Anónimo30.6.09

    O 1º "papel", nem era de papel, como hoje conhecemos, era sim de folha de palmeira, papiro (caule de 1 planta com o mesmo nome), pano [havia ainda registos em osso de tartaruga, ossos de baleia e nas paredes].
    De todos estes o papiro é o parente mais próximo do actual papel. (Não foi inventado na China graças a Deus! Foi no Egipto)
    Eis o meu Papelão (e não sou política):
    - O meu "papel", como é óbvio é o principal, porque sou a protagonista da minha novela que está "no ar" sempre em horário nobre.
    - Uso muito tipo de papel, como qualquer cidadão...
    - Faço reciclagem!
    - A maioria das vezes ajo naturalissimo, sem papeis e sem audiências...
    - E ainda sou: Funcionária Pública, doméstica, mãe, educadora, conselheira... E tenho hobbies!
    MFCC

    ResponderEliminar