terça-feira, 4 de agosto de 2009

LIVRO: "Ajudas-me a Morrer? - A Morte Assistida na Cultura Ocidental do Século XXI"

Numa altura em que temas como a eutanásia e a morte assistida voltam à ordem dia, é escrito mais um livro que explora esta temática, foi escrito por Laura Ferreira dos Santos que na imprensa, na rádio e na televisão, tem sido uma presença regular nos debates em torno da morte assistida.O Último programa televisivo em que participou foi: Grande Reportagem, da SIC, em 24 de Maio de 2009.
Este livro, que desde já aconselho, responde a questões absolutamente pertinentes tais como: O que é a eutanásia? O que é o suicídio (medicamente) assistido?
O que é a morte assistida?
Cuidados paliativos e morte assistida excluem-se mutuamente?
Que leis, práticas e princípios ético políticos orientam os países que despenalizaram pelo menos uma das formas de morte assistida?
Na minha perspectiva, pelas suas respostas claras e informadas, este é um livro imprescindível para a discussão da morte assistida em Portugal. A questão que hoje vos coloco é a seguinte:Não deverá uma sociedade pluralista e democrática reconhecer a liberdade de sermos ajudados a morrer quando a vida for para nós apenas tortura sem sentido? Pessoalmente acho que se me visse numa situação onde o sofrimento falasse mais alto quer no próximo com toda a certeza ajudaria ou gostaria de ser ajudada.

1 comentário:

  1. Anónimo21.8.09

    A eutanásia é 1 escolha de quem quer ou quem vai morrer...
    Se eu escolhi morrer, respeitem e se alguém me pode aliviar o sofrimento de estar preso à vida por 1 fio, que me mate!
    Não são (falsas) éticas, morais e religiões que me fazem feliz!
    Eu escolho, alguém executa!
    É assim que eu vejo e respeito a Eutanásia...
    MFCC

    ResponderEliminar